Saite da Vida

Saite da Vida

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Na Sala de Quimioterapia 14:17 terça feira


Estou aguardando os enfermeiros trazerem os medicamentos de químio aqui no ambulatório MERECA (Medicina Regional de Campinas). Tento adicionar uma foto mas não está sendo possível. Luke Filho me trouxe para a quimio mas não teve a devida paciência para ficar comigo. Ele atrasou a viagem com a namorada por conta do meu tratamento. Assisto Vídeo Show  e vejo Otaviano Costa apresentando pr programa animado como sempre. Enfermeiros entram e saem da sala, e conversam ao telefone. Percebo que estão em rítmo de véspera de feriado
Abraçam se despedindo, saindo de férias nos desejando Feliz  Natal. É troca de expediente. Restam agora dois novos enfermeiros.  Um deles me cumprimenta. Mede minha pressão e temperatura
É um rapaz. Uma moça, a de quase sempre me oferece água. Eu aceito. Um senhor gordinho aceitou capuchino e come a bolacha oferecido por ela. Mesinhas de Rodinha entram e saem da sala,  com bandejinhas de inox. O uniforme verde água, com  aventais de pano e papel sobrepõem à roupa de trabalho. Escrevo  com  o olhar de uma estilista facilitando o trabalho do cineasta que fará o filme do meu blog. Rsrsrs. É verdade, até conversei com um jornalista blogueiro espiritualista pedindo-lhe que me ajudasse na escrita do meu livro, mas ele acha que é uma tarefa difícil. Uma hora eu consigo escrever o livro.
Uma psicóloga muito simpática conversa com uma recém chegada paciente que porta câncer de mama. Está tristinha. É um baque entrar em contato com tal diagnóstico. Um enfermeiro já conversou com ela colocando-a à parte de todos os procedimentos, medicamento que tomará, as reações que poderão ocorrer , telefones e hospitais que poderá procurar em casos de necessidade. Sua filha acompanha tudo silenciosamente. Tento mostrar o meu blog a ela antes de ser atendida pelo enfermeiro e psicóloga. Acho que já iniciará a  sessão de químio hoje. As mulheres que fazem o tratamento de mama, sofrem mais que a maioria dos pacientes com mal estares e efeitos colaterais.

Logo mais paro de escrever porque as minhas injeções já estão sendo preparadas.
..........................................................................
Mesmo com a mão esquerda tento escrever. Não é tão simples. Já está quase no fim o medicamento que tomo todo mês o Zometa (ácido zoledrônico). 
Zometa é líder mundial no tratamento para reduzir ou retardar complicações ósseas em pacientes com câncer avançado que se espalhou para os ossos em uma ampla variedade de tumores sólidos, incluindo câncer de mama. Mesmo pessoas que têm osteoporose fazem uso deste medicamento por ser mineralizante. Em todo caso restringe o número de fraturas ósseas. Deus me livre delas!

2 comentários:

Lovely disse...

Maria Helena, afinal qiantos remédios você toma? É tudo intravenal?

Anônimo disse...

Olá Maria Helena. Que medicamento poderoso hein?

Postar um comentário