Saite da Vida

Saite da Vida

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Chicungunya já chegou em Campinas

Se não acabarmos com o AEDES AEGYPTI, o AEDES AEGYPTi acabará conosco.


Ontem voltei à sessão de químio e como estava com enjôos leve mas, incomodando um pouco, pedi um medicamento para o mal estar. As meninas estavam com o chapéu do Papai Noel, e o ambulatório muito enfeitado para a as festividades natalinas. Um coral cantava no local com músicas animadas deixando todo mundo feliz. O convênio com certeza é muito melhor que seu pobre nome MERECA, não sei onde estava a cabeça dos fundadores quando escolheram tal nome. Isso faz quarenta anos. 
Conversei um pouco com elas, mostrando  a reportagem sobre a Chucungunya e elas me informaram, pelas entradas de tratamento que acompanham no convênio, que esta febre já chegou a Campinas. Citou o parentesco das pessoas doentes. 
Emprestei a revista ÉPOCA que levei de casa para que lessem a reportagem completa sobre essa doença, a Dengue a prima da nova febre. A revista chama a atenção para a propagação dessa doença e a presença entre nós brasileiros, em quase todos os estados. Apenas ainda não chegou ao conhecimento da imprensa local. 
A revista abre o sinal vermelho para o Brasil, enquanto todo mundo se pela de medo da epidemia EBOLA que acontece na África e ainda não entrou no Brasil, a Chicungunya já está incapacitando muita gente em todos os estados. Em Feira de Santana uma família de oito pessoas adoeceram de uma só vez. Os vizinhos tiveram que chamar o médico porque nenhum dos familiares infectados conseguiam sequer andar , se movimentar para pedir socorro. 

A Chicungunya é uma doença muito mais incapacitante que a Dengue. Ela provoca dores terrívieis nas articulações, que precisam ser tratadas com analgésicos fortes e antiinflamatórios. Leva de seis meses a um ano para ser curada, com o agravante de sobrar sequelas nas articulações.
OBS: A REVISTA ÉPOCA não noticiou a doença Chicugunya em Campinas, essa informação foi adquirida na recepção do convênio.
Se a Saúde Regional de Campinas não acabar com o mosquito da Dengue, o Mosquito AEDES EGYPTI acabará conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário