Saite da Vida

Saite da Vida

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Lara, a Rainha das Águas!



























Sempre desejei ter uma menininha, ela veio após dois meninos. Amei esta filha assim que vi o seu rostinho cor-de-rosa, parecendo mesmo uma rosinha. Sorriu para mim, sorrindo para o mundo. Mesmo entre dois meninos ciumentos, que não queriam vê-la por perto. Foi aquela perseguição. Tinha que estar sempre acudindo, socorrendo, salvá-la das investidas agressivas de seus irmãozinhos... principalmente do mais novo. Faltou-me habilidade para lidar com a situação, de um garotinho que até dois anos vivia no colo, pois era assim com o Olivier. Antes tinha tudo para ele, depois, nada. Tinha prazer em penteá-la, conversar, fazê-la sorrir, sair, ninar e fazer dormir. Exagerava na papinhas, com todos, aliás. Maçã, porque uma?... amassava sempre duas. Pera? A mesma coisa. Depois colocava-a no quadrado, e ficava aquela gorduchinha, parada, sem se mover de tanto que comia. Assim que passava o empachamento, voltava a sorrir e conversar.
A linguagem preferida era o "manhês", ou seja, em inglês motherless, aquela que se faz a vinte centímetros do rosto do neném.
Depois de mais crescidinha, não queria colocá-la na escolinha de tão bom tê-la por perto, mas um dia chega a hora.... Na Escolinha ..., onde todas as crianças iam, você acompanhou seus irmãozinhos... Alí aprendeu dançar e cantar... Começou o desenvolvimento da sua veia artística, pinturas, desenhos, e artes dramáticas. A esta nunca quis dar atenção, mas esta aí, imanente, basta querer... por vezes aparece a iara atriz. Olhos de mãe? Não, é uma certeza. Mas a desenhista, só quer desenhar. O primeiro desenho, o seu preferido eram as sereias, aquele que faz juz ao seu nome, escolhido por mim, como a rainha das águas. A criação é gerada na água, o mundo começou a criação de suas partículas de vida na água, chegando até nós, seres humanos pensantes e herdeiros de Deus. Iemanjá é a nossa Amada Mãe da Vida, da geração,é a água que vivifica. Metaforicamente, a geração da fé, do saber, e da criação. A escolha do nome valeu a pena, porque você é criativa, sempre buscando o conhecimento voltado para a fé, para Deus, para a vida. Esta é a nossa sintonia!
E o amor pelo mar, expressado no principal esporte de sua adolescência, o surf. Quantas férias você sumia pelas praias, só me dando notícias quando começava com os pesadelos de mãe apavorada procurando por você?
Eu e seu pai, às vezes olhávamos algumas moças andando livremente pelas praias e imaginávamos você também moça, com roupas brancas, cabelos louros, encaracolados, tatuagem nos tornozelos, andando livre pelas orla marítima. Claro não a vimos nesse caminhar, mas sabemos que muitas vezes você esteve lá, como as nossas miragens. O costume de pintar cabelos de todos os seus amigos da praia, cortá-los, o seu próprio....
Seus desenhos preferidos, a sereia do mar, por muitos anos!, se transformando em auto-retrato...podíamos vê-lo espalhados pelos cadernos, paredes, e quadros, ainda não postos em paredes, guardados de lembrança.
São tantas Iaras...a Larita viajante, mochila pesada nas costas, uma prancha nas mãos, não sei como conseguia carregar tanto peso. Procurando prais ermas, a praia do sono. Qua agonia de mãe imaginá-la tão isolada, às vezes usando barcos pequenos sem segurança nenhuma para travessias. Caminhadas pelas matas, até chegar à praia do sono, ou dos sonhos. Só mesmo entregando para Deus o seu cuidado. Mudou pouca coisa de lá para cá, você continua viajando, agora a trabalho. E assim vai rodando o mundo, descobrindo a vida. o trabalho, as dificuldades, desenvolvendo a arte de se relacionar, tolerar, a paciência.
Eu lhe desejo muita felicidade, que consiga tudo o que deseja.
Canto das mães d' água
A Lenda das Sereias
Saltimbancos:Nós gatos já nascemos pobres




Um comentário:

António Serrano disse...

"Ai se a palavra Mãe se gastasse!!!" - exclamava a minha Mãe, frequentemente, na minha Infância.
Amor de Mãe! Não há igual, a maior riqueza do Amor de Deus.

Postar um comentário