Saite da Vida

Saite da Vida

domingo, 6 de junho de 2010

Cida Falando de Si






Na adolescência praticava esportes e atividades coletivas. Nunca foi de ter uma amizade só, sempre convivendo com rodas diferentes, sendo muito eclética na convivência. Nunca teve paciência com mesmice, não gosta de serviço de casa, é constante nas amizades. Foi namoradeira e adorava viajar pelo Brasil. Sempre economizava da mesada para estas viagens. Sempre gostou de ganhar dinheiro, fazia crochê e os vendia. Muito gulosa com doce, principalmente coca-cola, chocolate e maçã.

Gosta de repassar o conhecimento, por isso não se arrepende de ter feito carreira universitária, mas guarda uma frustração por não ter sido professora universitária. Se alguém tem um segredo técnico, não conte a ela, pois ela não vai guardar, principalmente se for útil ao conhecimento coletivo.

Pede e insiste que eu diga que o maior arrependimento da sua vida foi os dois abortos que fez. A razão principal, era que se casasse, o pai deixaria de pagar a faculdade de arquitetura, pois considerava a sua formação acadêmica muito importante para sua vida, apesar de isso não justificar seus atos. Hoje não faria isso, com a consciência e o respeito à vida que adquiriu. De mil novecentos e setenta e seis a oitenta, passou pelas drogas, mas não aconselha que os jovens façam usa dela. Estava engajada no movimento político, sendo que uma das bandeiras era sexo, amor e drogas. É a favor da liberação controlada das drogas, tanto para arrecadar divisas, deixando de ser um negócio paralelo e arrecadar impostos, por um lado, mais alto até que o imposto do cigarro; e por outro para que o Brasil conheça seus viciados, consequentemente seus marginais adolescentes e os trate com dignidade. Sendo a droga um psicotrópico, seria receitada pelos postos de saúde. Aquele que ultrapassassse os limites seria encaminhado para tratamento assim como se faz no trânsito, coms transgressores.

Tem uma maneira peculiar de procurar os empregados. Quanto ao último, saiu às ruas de Tangará observando as pessoas. Viu na porta de uma casa, um cavalo com uma traia impecável. Conversou com ele e a esposa, gostando da prosa, contratou-os sem pedir referências. Em seguida descobriu que havia trabalhado para um senhor muito exigente da cidade. Três pessoas da família são contratados, e hoje não precisa mais contratar pessoas de fora para roçar pasto e arrumar cercas. A esposa desempenha todas as funções dos homens. A filha mais novinha, treze anos, ajuda a mãe nas lidas da casa deles. O filho mais velho trabalha na cidade. É uma família exemplar. Quando a família ficava desempregada trabalhava com um cavalo e carroça, fazendo frete na praça. Ou vendia espetinhos na praça. Hoje, fora do serviço contratado, nas horas vagas doma cavalos para os vizinhos. Assim que viu a casa desta família, viu que com pequenas mudanças, daria para fazer uma pequena reforma, dividindo a casa em duas kitnetes, e alugar para melhorar a renda familiar, diminindo o trabalho, e a sobra do dinheiro, construir mais umacasinha no fundo do quintal. O filho mais velho é exemplar, não bebe, não fuma , muito responsável com o trabalho. Trabalhou muito anos com outra família, mas não conseguiu dar passos financeiros.

Não gosta de ouvir desaforos, não pisem no calo dela. O direito de um vai até onde começa o direito do outro. Quando age com a intuição, obtem melhores resultados do que quando age com a razão.

Se diz uma pessoa feliz, satisfeita, nada aborrecendo por muito tempo. Nada lhe tira o sono, não guardando raiva e mágoa de ninguém. Quando não gosta de alguém evita convivência. Não gosta de viver brigando, gosta de paz. Mas se precisar faz o seu "barraquinho". Conta que na sua primeira comunhão, estava se esforçando ao máximo ser bem comportada, era muito briguenta, até minutos antes da missa uma menina lhe provocou e ela pois tudo a perder. Quase perdeu o direito de frequentar a cerimônia, tendo que se confessar novamente., para participar da comunhão. Diz ser uma cacterística sua, quando está quase na hora de ganhar o prêmio, põe tudo a perder. Adora ser velha, isto é ter cabelos brancos, mas não gosta de ser gorda e nem dos pneuzinhos.

Adora trabalhar, quando não sabe alguma coisa, se esforça para aprender, assumindo a responsabilidade. Como arquiteta, nunca suportou fazer casas para madames, preferindo os projetos voltados para o social. Define que a casa de cada um é como o coração, ninguém manda. Em Cacoal (RO) era fiscal de obras da prefeitura, fez muitos projetos para indústria. Sua maior qualidade como arquiteta é a racionalidade dos projetos, o seu espaço rende muito. Hoje em dia esta é uma qualidade muito valorizada, mas diz também que este é o único diferencial que possui, incluindo todas as áreas em que já trabalhou.

Adorou a experiência industrial quando trabalhava com reciclagem. De tanto receber máquinas velhas, não conseguindo vendê-las algumas vezes, passou a funcioná-las. foi assim que se tornou industrial.

É criativa e dedicada. Passou fome, desforo de fornecedor, mas venceu. precisou adiar este projeto e trabalho para cuidar do seu maior patrimônio, as fazendas. Aprendeu a ser fazendeira há cinco anos, quando assumiu as rédeas de tudo. Aprendeu com um peão tudo que era certo e errado.

Quanto a política, diz ter vergonha de ser brasileira. São poucas as pessoas do mundo político sérias. Ser séria para ela é aquele que trabalha para o seu crescimento e para o bem da coletividade.

Tudo é possível se houver Fé e Amor.

O seu maior desafio é ser mãe de um adolescente. Com ele está aprendendo amar, perdoar e esquecer as ofensas.

Obs:



  1. Foi sorteada com mais onze pessoas por um frigorífico de Tangará, para ficar cinco dias na África do sul, para ver alguns jogos da Copa, no dia 25 de junho.Com tudo pago.


  2. Ganhou para esta viagem uma mala feita com roupas da irmã Regina e sobrinha Daniela.


  3. A Cida disse que foi a primeira vez que fez uma revisão de sua vida.


  4. Tudo o que está aqui foi-me ditado por ela.


  5. Disse que valeu a pena.


  6. Este relato está sendo feito agora, com a presença dela. Gostaria de glosar algumas informações, mas ela acha importante que permaneçam, pois são lição de vida.


Um comentário:

António Serrano disse...

Mas que texto!!!
Não dava para adivinhar, quando comecei a ler. Drª. Helena, Arqª. Cida, vocês têm uma grande sorte: são AMIGAS!!!!! Luminosas!!!!

Postar um comentário