Saite da Vida

Saite da Vida

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Gatos no Globo da Morte na cozinha da fazenda (Tábua)

Recordo-me de quando tinha seis, sete anos, lá pelas 19 horas suponho, na Fazenda Bela Floresta em Pereira Barreto, minha mãe enlouquecida, na cozinha da fazenda, com raiva, talvez por meu pai ter aprontado, sozinha com os filhos pequenos. A idade entre mim e minha irmã mais nova é de cinco anos e somos em cinco irmãos. 
Havia muitos gatos na fazenda. Certo dia minha mãe se irritou com os miado deles, e ferveu um balde de água. Com a cozinha fechada de propósito, jogou água fervente neles. Esses gatinhos pareciam estar no globo da morte. Corrim pelas paredes. Não sei como escapuliram. Passei meses com aquela impressão horrível, assustada, correndo risco de ser queimada também, eu e ela alí na cozinha. Ela enlouquecida e eu apavorada assistindo tudo, perto da porta enquanto ela lançava a água aos berros. Foi a pior vivência de loucura que tive em minha infância ao lado dela. Naquela semana podia ver , pelo menos três daquele gatos, perambulando o quintal, com rosáceas pela pele.
Deixou-me um esboço de poemas dedicados a mim, com desenhos de ilustração. Mais tarde emprestei para tios, e nunca mais vi esta dedicatória.

Aprendi na palestra do Andrei Moreira, que os pais nunca serão menos que os filhos, por ter-lhes dado a vida, e pelas experienciências acumuladas de nossos ancestrais. Portanto quando um filho diz que perdoa um pai, pode ser entendido como arrogância. Nós podemos pedir desculpas entre si pelas nossas faltas.
Ela talvez prevendo o desfecho de sua vida, convocava-me a ser feliz, ter paciência. Minha mãe estudou até a quarta série. Talvez por esta razão eu no colégio interna (1962 a 1965), tenha tentado imitá-la escrevendo poemas. Só não os escrevi e continuei não escrevendo, talvez por falta de talento, mas aposto mais na quantidade de conflitos que carreguei na vida, e gastei muita energia tentando entendê-los e administrá-los, com a ajuda de várias abordagens terapêuticas psicológicas e religiosas. Ainda tendo uma família grande para cuidar e tentar ser melhor que meus pais foram para mim. Não foi tarefa fácil, mesmo com todo o apoio familiar, social e religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário