Saite da Vida

Saite da Vida

domingo, 28 de junho de 2015

Doenças do Inverno




No domingo dia 21 de junho iniciou a estação mais fria do ano, o inverno!
No inverno é muito comum o reaparecimento dos sintomas de gripes, bronquites, bronquiolite, asma, pneumonia, otites coriza e sinusites. As alterações climáticas, o choque térmico e o aglomerado de pessoas aumentam a incidência dessas doenças. A baixa umidade do ar, a concentração de poluentes e os ambientes fechados espalham mais vírus e bactérias. 
A gripe pode trazer complicações e levar a óbito
As doenças respiratórias são a 5ª causa mais importante de morte no Brasil.
A pneumonia é a 2ª doença respiratória mais comum no país.
Pessoas com doenças crônicas como cardiopatia, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, insuficiência hepática e renal crônica, bem como alcoolismo e tabagismo são mais propensas a desenvolver doenças pneumocócicas – incluindo a pneumonia – e podem ter afetadas funções físicas e vitais, atingindo a saúde de forma significativa.
O envelhecimento é um fator de risco primário para doenças pneumocócicas devido à debilidade do sistema imunológico e, à medida que a população mundial envelhece, o número de pessoas com risco de doenças pneumocócicas também cresce.
PREVENÇÃO
O indicado é o maior consumo de frutas cítricas ricas em vitamina C e cuidados com a higiene, tais como:
-Higienizar as mãos com frequência;
-Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
-Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
-Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
-Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
-Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoa;
-Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
-Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;
-Evitar visitas a hospitais;
-Ventilar os ambientes
VACINAS
Existe vacina contra gripe (influenza) tipo H1N1, H3N3 e B. 
O grupo mais vulnerável é formado pelas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto.
Existe também vacina contra pneumonia: a Pneumo-23 (pneumocócica 23-valente). Esta vacina foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adultos a partir de 50 anos. Já era indicada no Brasil para a proteção contra as doenças pneumocócicas (DPs) em lactentes e crianças de seis semanas até seis anos de idade incompletos. A indicação também para adultos vai possibilitar o melhor enfrentamento de uma das principais causas de morte entre pessoas maiores de 70 anos.
Anualmente é feita uma Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1, H3N3 e B nos meses de maio e junho. Geralmente, não alcançamos a meta de vacinar 80% do público alvo! Precisamos incentivar a população e acabar com o tabu de que a vacina causa a doença. A vacina é aplicada na rede pública gratuitamente.
TRATAMENTO
Cuidados gerais, vitaminas, hidratação, medicamentos sintomáticos (dor de cabeça, febre, tosse, vômito etc), inalações, xaropes e fisioterapia respiratória.
Para combater a pneumonia são usados antibióticos. Já para combater a gripe é usado antiviral (Tamiflu).
Porém a mais temida entre todas as moléstias de inverno é a meningite, das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. É uma infecção gravíssima exigindo acompanhamento médico permanente!
Febre alta, pescoço enrijecido, náuseas e dores de cabeça são sintomas da doença, cujo agente causador pode ser um vírus ou bactérias. O tratamento envolve hospitalização de urgência e antibióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário