Saite da Vida

Saite da Vida

sábado, 10 de janeiro de 2015

Estou tentando entender Charlie



Sou contra a todas as ofensas pessoais e os desenhos humorísticos quase sempre manifestam preconceito. Canetas expõem idéias e matam pessoas, são armas poderosas. Às vezes o feitiço se volta contra o feiticeiro. Desenhar blasfêmias contra Maomé para os mulçumanos é o mesmo que alguém chutar a imagem de Nossa Senhora. A falta de diálogo junto de uma arma é uma maneira covarde de resolver as censuras que sofremos e uma ação judicial embora incômoda é uma boa forma inteligente e legal. A França abriga dez por cento da população mulçumana em seu país, na periferia, proibindo costumes essenciais praticados por essa população, como reverenciar Maomé, o uso das roupas, etc. Andei ouvindo as entrevistas da Globo News e pude compreender os dois lados. Se não entendo muito bem, existem cortes supremas para julgar crimes, porque a França dá direitos da polícia francesa fazer justiça com as próprias mãos? Porque a própria França não estabeleceu limites para os cartunistas fazerem suas charges contra o Islã? Aqui no Brasil Dilma vai entrar na justiça contra as difamações de Aécio, Aécio contra a Dilma, porque países de primeiro mundo não usam o mesmo caminho? Daqui a pouco estamos revivendo  o que houve na Alemanha, a raça pura não pode se misturar, os brancos contra o resto do mundo. Em minha casa já houve comentários xenofóbicos e eu abomino. Tenho um cunhado francês e parentes hospedados em minha casa, comentaram bravos: Devemos impedir os estrangeiros entrar no Brasil. Ele lembrou o caso de um amigo brasileiros que ficou detido no aeroporto francês por parecer árabe, minha própria irmã no aeroporto da Inglaterra, foi muito humilhada por parecer árabe. A França está em luto, mas muito sentimento ruim pode ser despertado. Por isso a fraternidade pregada por Jesus pode ser a salvação de tão grande polêmica. Como diz Jung, todos temos sangue quente, sentimos dores, temos dois olhos , duas pernas, capacidade cognitiva, um Deus para adorar que no final é o mesmo para todos e capacidade de aprender. A forma correta é a inclusão, como vi na Globo News os Estados Unidos tratam melhor a comunidade árabe, a brasileira, os mexicanos. Com certeza melhor que a união européia. Obama queria legalizar os estrangeiros e eu achei uma atitude inteligente, embora no momento ele se posicione a favor da França.
Já imaginou se Obama ficasse ofendido com a Revista veja que publicou o Che Guevara com a sua cara, e enviasse pessoas para a tirar no editores da revista? 

Leonardo Boff apresenta 'Para se entender o terrorismo contra Charlie Helbdo de PARIS"  O texto do Pe. Antonio Piber

"Publico aqui um texto de um padre que é teóloogo e historiador e conhece bem a situação da França atual. Ele nos fornece dados que muitos talvez não os conheçam. Suas reflexões nos ajudam a ver a complexidade deste anti-fenômeno com suas aplicações também à situação no Brasil: Lboff"
https://leonardoboff.wordpress.com/2015/01/10/eu-nao-sou-charlie-je-ne-suis-pas-charlie/

Nenhum comentário:

Postar um comentário