Saite da Vida

Saite da Vida

quinta-feira, 14 de março de 2013

Homenagem à Dona Ruth Cardoso no dia da Mulher


essa imagem tem direitos autorais
A ex-primeira dama Dona Ruth Cardoso lançou sementes do Bolsa Família, quando persuadiu o Presidente Fernando Henrique Cardoso a criar a “unificação dos programas de Transferência de Renda e de combate à fome no país”, segundo Antony Hall .
Ruth Cardoso era antropóloga com doutorado na Universidade de Columbia nos Estados Unidos, tendo sido professora em faculdades americanas e inglesas. Portanto, sendo acadêmica e intelectual era respeitada, podendo se expressar-se com autoridade. Foi a única primeira dama que saiu dos bastidores para se tornar uma importante figura pública. Sempre foi muito independente de Fernando Henrique; nem mesmo quis morar em Brasília. Hall diz ainda
“O apelo carismático de Ruth Cardoso entre a classe média e a camada mais pobre da população se deve justamente à sua preocupação pela questão social”.
Em entrevista no programa de Jô Soares, comentou sobre o programa de Comunidade Solidária, esclarecendo que a solidariedade é a consciência de que a sociedade é feita de várias partes que funcionam em conjunto, transformando o ato individual de solidariedade numa consciência da coletividade. Dizia que o governo precisava garantir e resolver problemas universais como saúde e escola pública. Portanto investiu nas parcerias e voluntariado, ocasião em que apareceram muitas ONGS para dar conta da demanda social. Estas organizações surgiram como propostas para resolverem problemas das pessoas de baixa renda. O resgate do Artesanato de Raiz como nos projetos Boneca Esperança e Brinquedos consistiam em descobrir os talentos nos municípios rurais, formando pequenos grupos de pessoas que aprendiam a técnica de fazer uma boneca de pano ou caminhão de madeira com os artesãos remanescentes da área rural. Uma vez que aprendiam, passavam a vender a produção nas cidades. Ela teve a proposta de
organizar a comunidade, usando a sua sabedoria, suas armas próprias, aprendendo a se relacionar com o comércio se defendendo de explorações, se tornando autônomo”, diz Hall.
Muitos jovens entre 14 e 17 anos foram beneficiados com tais projetos, e outros como “cabeleireiros étnicos” que aprenderam e continuam aprendendo a trabalhar sem precisar de longos cursos de três anos para ser cabeleireiro. ONGs dão acessorias ligadas ao movimento negro para tratar cabelo afro. Os jovens que gostavam de música e teatro também aprendiam esses talentos e se tornavam animadores de festa e de rua. Estes são projetos criados no governo de FHC, que previam a inclusão social da grande comunidade brasileira através do projeto Comunidade Solidária. Sob sua liderança o Programa Comunidade Solidária possibilitou o diálogo entre o Estado e a Sociedade, por meio de estratégias desenvolvidas pelo Conselho de Brasília chamado de “Rodadas” de Interlocução Política com a participação de 10 ministros de Estado e 21 membros da sociedade. Como resultado destas “Rodadas”, surgiu o incentivo ao Crédito Popular e a aprovação pelo Congresso Nacional da Gratuidade do Registro Civil e Regimentação do Trabalho Voluntariado. Ela criou o programa Bolsas (para Universitários), Bolsa Escola, Juventude e Mercado de trabalho, Auxílio Gás, Brasil Jovem (Agente de Desenvolvimento Social e Humano para jovens de 15 e 17 anos nas comunidades de baixa renda). Sob sua supervisão criou  ainda:

• Bolsa Qualificação;
• Seguro Desemprego;
• Seguro Safra;
• Aposentadoria e pensões rurais;
• Beneficio de prestação continuada;
• Renda mensal vitalícia;
• Abono salarial;
• PIS/PASEP;
• Implantação de centros de juventude;
• Fiscalização para erradicação do trabalho infantil;
• Geração de ocupações produtivas para famílias de crianças atendidas pelo programa de erradicação do trabalho infantil.

Em agosto de 2003, o presidente Lula, sabiamente, pegou a sólida estrutura deste projeto de unificação das políticas públicas criando o Bolsa Família, muito bem sucedido, graças a Deus!
Aproveitei o momento do dia da Mulher  para homenagear Dona Ruth Cardoso e a cada mulher que no dia a dia da vida está educando seus filhos, colaborando, voluntariamente com a sociedade em geral.
Estamos no momento de seguir os preceitos de solidariedade deixados por Dona Ruth que percebeu a necessidade da colaboração individual de cada um para que o resultado coletivo ocorra de um modo eficaz e mais acelerado. Assim toda a sociedade ganha. Toda mulher está envolvida nesse processo solidário e educativo. Dona Ruth Cardoso foi uma mulher que trabalhou pela democracia e pela Paz mundial. Tendo sido uma estadista sem ocupar cargos, organizou o país n aspectos aqui social.
Foi discreta, trabalhando como somente os anjos o fazem.

(Texto em parceria com Maria Helena Morais)

08/03/2013




2 comentários:

Arione Torres disse...

Oi amiga, lindo post!
Tenha uma ótima semana!
http://www.arionetorres.blogspot.com.br/

Arione Torres disse...

Olá minha querida amiga boa noite!!!!!
estou com muita saudades de vc, vim lhe desejar uma ótima semana bjsss Ah! tem selinho la no meu blog para vc fique a vontade para pega-lo bjsss

Postar um comentário