Saite da Vida

Saite da Vida

quinta-feira, 14 de março de 2013

IGREJA CATÓLICA TEM O PRIMEIRO LÍDER LATINO AMERICANO.

essa imagem tem direitos autorais
Jorge Mário Bergóglio é argentino, jesuíta e tem 76 anos. Sempre foi conhecido pela humildade e simplicidade e votos de pobreza. Sempre fez uso de transporte público, ônibus e metrô. Cozinha as próprias refeições. Muito próximo ao povo, tendo trabalhado em dioceses por toda a vida, junto a bairros pobres. Sempre foi muito aberto a diálogo com outras religiões. Além de ser um bom pastor, é um grande intelectual. Muito querido por todos, entre os cardeais, bispos, e a multidão.

A escolha do nome para Francisco é uma homenagem a São Francisco de Assis, pois se caracteriza pela renúncia ao poder e ao dinheiro. É muito significativa porque o nome é de um construtor de igrejas. Na época que São Francisco viveu, ele precisou reconstruir a igreja católica que estava perdendo fiéis para os Luteranos, e atualmente a estrutura também está abalada por terremotos internos e externos, com tendência a perder muitos seguidores, precisando ser restaurada urgentemente.

Cuidará de mais de um bilhão de pessoas, sendo que mais da metade está no continente americano, Brasil, México, Argentina e outros.

Humildemente agradece a multidão pela acolhida em Roma, mas antes de mais nada solicita oração para o Bispo Emérito Bento VI, rezando o Pai Nosso. Ora junto de todos para que haja grande fraternidade, e sugere que orem por ele mesmo; nesse momento quebra o protocolo, se curvando para receber as bênçãos. É um instante de entrega, um pedido de conforto para ganhar força nessa caminhada como chefe da Igreja. É uma mudança de comportamento muito significativa.

É considerado um homem moderado que agrada tanto conservadores como progressistas. É o primeiro latino americano e primeiro homem da Ordem dos Jesuítas a dirigir a Igreja Católica.

Vamos orar por ele nós também, desejando que faça um bom trabalho na próxima década.

Seja bem vindo Papa!

3 comentários:

António Serrano disse...

Um texto tão bonito sobre um Homem que volta a ser motivo de Esperança para muitos dos "desesperados", sem razões de viver, porque lhes tirámos tudo... Que Deus o abençôe e o Seu Espírito o guie no caminho de Bem fazer e despertar muitos sorrisos em bocas famintas de pão e de carinho e sedentas de água e de conforto. Seja meu pastor e meu guia!

Maria Helena disse...

Professor Serrano, ele é um verdadeiro representante da Fraternidade, exemplo e incentivo para todos nós.

Toninho disse...

Ola passando para deixar um abraço mineiro de toda paz e luz em seus dias.
Desejo que esteja tudo bem com voces.
Deus sempre no comando.

Postar um comentário