Saite da Vida

Saite da Vida

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez, a Blogueira Cubana de visita ao Brasil


essa imagem tem direitos autorais
Yoani Sánchez obteve permissão de Cuba para fazer uma gira por alguns países; acontecimento muito raro a um cidadão cubano conseguir permissão do Estado para viajar. Anda sofrendo estigmatização social e severas campanhas de difamação que atravessaram fronteiras, comprovado na manifestação das forças opositoras à sua visita ao Brasil. Não foi uma atitude sábia desta parcela da população, pois assim fui atiçada na minha curiosidade indo atrás de saber quem é esta mulher que foi impedida de mostrar o documentário sobre Cuba na Bahia, de apresentar seu livro
DE CUBA com carinho, publicado pela editora Contexto. Não pode falar, sendo calada por vaias e gritos do grupo que lhe censurou e perseguiu. A ordem era mantê-la de boca fechada. Como resultado de minha pesquisa, acabei apreciando o trabalho que faz para elevar Cuba à Democracia. Também soube que Cuba tem grandes avanços na área da pesquisa científica, principalmente da farmácia e medicina, tendo descoberto muitas vacinas e cura para algumas doenças e outras tantas coisas positivas muito boas que lá existem. É um notável país nos esportes e outras tantas vantagens. Mas todo ser humano quer ser livre. É possível conciliar democracia e liberdade, por que não? Os ataques sofrido no seu país prejudicam a sua imagem, sendo colocada como uma pessoa perigosa, dentro de uma teoria de conspiração. Estas divulgações amedrontam seus vizinhos, amigos e os próprios familiares. Mesmo aqui no Brasil, um grupo de adolescentes nas imediações do aeroporto do Galeão, a chamaram de ‘A cubana sinistra” . Yoani escreve em seu blog chamado GERAÇÃO Y, mas durante esta gira que está fazendo por alguns países, foi bloqueado pelo governo de Cuba. Já houve outras ocasiões na qual ela foi impedida de publicar nele, tendo que enviar o texto via email para amigos em outros países, para ver sua matéria editada. Neste blog, como em seu livro fala de detalhes da vida real em Cuba. Este ato tem lhe custado perseguição policial, entrevistas gravadas, telefones grampeados, pois a polícia tem permissão para entrar na casa de qualquer pessoa instalando gravadores e câmaras escondidas para rastrear os passos do investigado. O cidadão cubano é totalmente desprotegido, visto que o Estado controla tudo. Assim como estou sendo solidária a ela e à dor de um povo oprimido editando esta matéria, outras pessoas de vários países ajudam-na na manutenção de seu blog jornalístico com verbas, visto ser um blog que não gera renda, tendo funcionários pagos e alguns colaboradores espontâneos. Mais ou menos quarenta pessoas trabalham nele, incluindo estagiários. O que lhe custou a pecha de traidora por aceitar verba estrangeira para divulgação do seu ponto de vista. O povo cubano quase não o lê. Não fosse as manifestações contrárias da extrema esquerda aqui no Brasil, não teria conhecido esta mulher de fibra enfrentando uma ditadura, ganhando notoriedade entre nós. Yoani já teve que rasgar seu passaporte certa vez, quando o governo não quis deixá-la entrar de retorno a uma viagem na Europa para especialização acadêmica. Teria sido expulsa de Cuba se não o fizesse. É casada com o jornalista Reinaldo Escobar a quase dezoito anos e tem o filho Matt. 
Obrigada Dona Esquerda pela oportunidade! Não fosse o vosso protesto, não teria conhecido esta embaixadora da liberdade!
No  Brasil as pessoas não terão acesso a esta postagem, mas por favor a veiculem na Europa, Estados Unidos, e outros continentes.
 Maria Helena Morais