Saite da Vida

Saite da Vida

quinta-feira, 14 de março de 2013

Homenagem à Dona Ruth Cardoso no dia da Mulher


essa imagem tem direitos autorais
A ex-primeira dama Dona Ruth Cardoso lançou sementes do Bolsa Família, quando persuadiu o Presidente Fernando Henrique Cardoso a criar a “unificação dos programas de Transferência de Renda e de combate à fome no país”, segundo Antony Hall .
Ruth Cardoso era antropóloga com doutorado na Universidade de Columbia nos Estados Unidos, tendo sido professora em faculdades americanas e inglesas. Portanto, sendo acadêmica e intelectual era respeitada, podendo se expressar-se com autoridade. Foi a única primeira dama que saiu dos bastidores para se tornar uma importante figura pública. Sempre foi muito independente de Fernando Henrique; nem mesmo quis morar em Brasília. Hall diz ainda
“O apelo carismático de Ruth Cardoso entre a classe média e a camada mais pobre da população se deve justamente à sua preocupação pela questão social”.
Em entrevista no programa de Jô Soares, comentou sobre o programa de Comunidade Solidária, esclarecendo que a solidariedade é a consciência de que a sociedade é feita de várias partes que funcionam em conjunto, transformando o ato individual de solidariedade numa consciência da coletividade. Dizia que o governo precisava garantir e resolver problemas universais como saúde e escola pública. Portanto investiu nas parcerias e voluntariado, ocasião em que apareceram muitas ONGS para dar conta da demanda social. Estas organizações surgiram como propostas para resolverem problemas das pessoas de baixa renda. O resgate do Artesanato de Raiz como nos projetos Boneca Esperança e Brinquedos consistiam em descobrir os talentos nos municípios rurais, formando pequenos grupos de pessoas que aprendiam a técnica de fazer uma boneca de pano ou caminhão de madeira com os artesãos remanescentes da área rural. Uma vez que aprendiam, passavam a vender a produção nas cidades. Ela teve a proposta de
organizar a comunidade, usando a sua sabedoria, suas armas próprias, aprendendo a se relacionar com o comércio se defendendo de explorações, se tornando autônomo”, diz Hall.
Muitos jovens entre 14 e 17 anos foram beneficiados com tais projetos, e outros como “cabeleireiros étnicos” que aprenderam e continuam aprendendo a trabalhar sem precisar de longos cursos de três anos para ser cabeleireiro. ONGs dão acessorias ligadas ao movimento negro para tratar cabelo afro. Os jovens que gostavam de música e teatro também aprendiam esses talentos e se tornavam animadores de festa e de rua. Estes são projetos criados no governo de FHC, que previam a inclusão social da grande comunidade brasileira através do projeto Comunidade Solidária. Sob sua liderança o Programa Comunidade Solidária possibilitou o diálogo entre o Estado e a Sociedade, por meio de estratégias desenvolvidas pelo Conselho de Brasília chamado de “Rodadas” de Interlocução Política com a participação de 10 ministros de Estado e 21 membros da sociedade. Como resultado destas “Rodadas”, surgiu o incentivo ao Crédito Popular e a aprovação pelo Congresso Nacional da Gratuidade do Registro Civil e Regimentação do Trabalho Voluntariado. Ela criou o programa Bolsas (para Universitários), Bolsa Escola, Juventude e Mercado de trabalho, Auxílio Gás, Brasil Jovem (Agente de Desenvolvimento Social e Humano para jovens de 15 e 17 anos nas comunidades de baixa renda). Sob sua supervisão criou  ainda:

• Bolsa Qualificação;
• Seguro Desemprego;
• Seguro Safra;
• Aposentadoria e pensões rurais;
• Beneficio de prestação continuada;
• Renda mensal vitalícia;
• Abono salarial;
• PIS/PASEP;
• Implantação de centros de juventude;
• Fiscalização para erradicação do trabalho infantil;
• Geração de ocupações produtivas para famílias de crianças atendidas pelo programa de erradicação do trabalho infantil.

Em agosto de 2003, o presidente Lula, sabiamente, pegou a sólida estrutura deste projeto de unificação das políticas públicas criando o Bolsa Família, muito bem sucedido, graças a Deus!
Aproveitei o momento do dia da Mulher  para homenagear Dona Ruth Cardoso e a cada mulher que no dia a dia da vida está educando seus filhos, colaborando, voluntariamente com a sociedade em geral.
Estamos no momento de seguir os preceitos de solidariedade deixados por Dona Ruth que percebeu a necessidade da colaboração individual de cada um para que o resultado coletivo ocorra de um modo eficaz e mais acelerado. Assim toda a sociedade ganha. Toda mulher está envolvida nesse processo solidário e educativo. Dona Ruth Cardoso foi uma mulher que trabalhou pela democracia e pela Paz mundial. Tendo sido uma estadista sem ocupar cargos, organizou o país n aspectos aqui social.
Foi discreta, trabalhando como somente os anjos o fazem.

(Texto em parceria com Maria Helena Morais)

08/03/2013




IGREJA CATÓLICA TEM O PRIMEIRO LÍDER LATINO AMERICANO.

essa imagem tem direitos autorais
Jorge Mário Bergóglio é argentino, jesuíta e tem 76 anos. Sempre foi conhecido pela humildade e simplicidade e votos de pobreza. Sempre fez uso de transporte público, ônibus e metrô. Cozinha as próprias refeições. Muito próximo ao povo, tendo trabalhado em dioceses por toda a vida, junto a bairros pobres. Sempre foi muito aberto a diálogo com outras religiões. Além de ser um bom pastor, é um grande intelectual. Muito querido por todos, entre os cardeais, bispos, e a multidão.

A escolha do nome para Francisco é uma homenagem a São Francisco de Assis, pois se caracteriza pela renúncia ao poder e ao dinheiro. É muito significativa porque o nome é de um construtor de igrejas. Na época que São Francisco viveu, ele precisou reconstruir a igreja católica que estava perdendo fiéis para os Luteranos, e atualmente a estrutura também está abalada por terremotos internos e externos, com tendência a perder muitos seguidores, precisando ser restaurada urgentemente.

Cuidará de mais de um bilhão de pessoas, sendo que mais da metade está no continente americano, Brasil, México, Argentina e outros.

Humildemente agradece a multidão pela acolhida em Roma, mas antes de mais nada solicita oração para o Bispo Emérito Bento VI, rezando o Pai Nosso. Ora junto de todos para que haja grande fraternidade, e sugere que orem por ele mesmo; nesse momento quebra o protocolo, se curvando para receber as bênçãos. É um instante de entrega, um pedido de conforto para ganhar força nessa caminhada como chefe da Igreja. É uma mudança de comportamento muito significativa.

É considerado um homem moderado que agrada tanto conservadores como progressistas. É o primeiro latino americano e primeiro homem da Ordem dos Jesuítas a dirigir a Igreja Católica.

Vamos orar por ele nós também, desejando que faça um bom trabalho na próxima década.

Seja bem vindo Papa!

Francisco, o Papa